terça-feira, 5 de outubro de 2010

O velho e o novo na sempre boêmia Lapa


Um dos mais tradicionais do Rio, o bar Brasil é conhecido por suas iguarias. Croquete de carne, kassler, chucrute e salsichão de vitela figuram no cardápio. Para quem torce o nariz para as especialidades alemãs, pode ficar tranquilo, porque não faltam petiscos tradicionais, como bolinho de bacalhau e batatas fritas.  
Instalado em um sobrado antigo – com entradas pelas ruas Mem de Sá e Lavradio -, o bar Brasil contrasta com os bares vizinhos. A Nova Lapa, como tem sido chamada a região, vem sendo ocupada por filiais de grandes redes de bares de olho no imenso público que ali se forma nos fins de semana. As novas casas oferecem normalmente petiscos tradicionais e ambientes modernos que chegam a assustar os frequentadores mais antigos.

                                        Bar Brasil
Já ao novo público o que assusta é a simplicidade. Inaugurado no ano de 1907, o bar Brasil é uma das mais importantes relíquias da boemia carioca. Originalmente chamada de Zeppelin, a casa teve de ser rebatizada durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil lutou contra as forças alemãs. Como solução, adotou-se, então, o nome mais patriótico possível!
Graf Zeppelin foi o dirigível rígido inventado pelo general alemão Ferdinand Von Zeppelin.
Mas se os jovens passaram a conhecer a vida noturna da Lapa, parece que o mesmo não vale para a história da região. Foi o que percebi quando sugeri que uma amiga me acompanhasse para tomar um chope no bar Brasil. “Esse bar é velho e tá caindo aos pedaços. Não tem ninguém”, disse Ana Carolina Pimenta. Para minha surpresa, tive de escutar o mesmo de outra amiga quando também andávamos pela Lapa procurando uma mesa de bar.
Diante de tal reação, tentei até mesmo conscientizá-las sobre a importância do lugar, mas não valeu. Falei, então, que se tratava de um dos melhores chopes do Rio de Janeiro e nem isso surtiu efeito. Para os mais jovens, a decoração antiga e simples significa descuido, enfim, nada que um cliente deseja quando se senta em um bar.

Chopeira rara do bar Brasil, de onde sai o famoso chope.
Nos últimos anos, a Lapa tem se firmado como um reduto boêmio da juventude carioca. O resultado foi um projeto de revitalização do bairro lançado pela prefeitura, especulação imobiliária, a chegada de novos bares e, fatalmente, a atração de mais público para as festas e shows que lá acontecem. Essa renovação é, certamente, bastante positiva, não só para o bairro, mas também para a cidade. Renovar, no entanto, não significa abandonar o antigo. É preciso que os dois convivam, como mostra o bar Brasil.

Veja mais em:
http://riodejaneiroadezembro.wordpress.com/2010/08/13/na-lapa-um-centenario-bar-alemao-chamadobrasil/
http://diariobar.blogspot.com/2009/09/bar-brasil-zeppelin.html
http://odia.terra.com.br/blog/riodechinelo/index.asp#1196174670001_PARABENS__BAR_BRASIL__100_ANOS_DE_BOEMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário